O estresse é simplesmente uma resposta individual às influências físicas, emocionais ou ambientais mais intensas. Porém, situações de pressões no trabalho, problemas familiares, dificuldades financeiras, acontecimentos traumáticos, lesões ou doenças, podem desencadear o estresse contínuo. Consequentemente, uma rotina com alto nível de estresse pode ser prejudicial à saúde física e mental.
Esteja atento aos sintomas:
- Cansaço, insônia ou dificuldade de concentração;
- Nervosismo, agitação, náuseas, perda de apetite, desconforto estomacal, diarreia ou prisão de ventre;
- Dores de cabeça;
- Irritabilidade, raiva, ressentimento, apatia ou pessimismo.
Por isso, saiba como a alimentação pode ajudar:
1- Cálcio (necessário para o bom funcionamento dos nervos e músculos): leite e iogurte desnatados, verduras e peixes enlatados.
2- Magnésio (é secretado em grandes quantidades na ansiedade): nozes, grãos, sementes de gergelim, figos secos e verduras.
3- Zinco (estimula o sistema imunológico e combate infecções): carne vermelha, nozes, sementes de girassol, gemas de ovo e laticínios.
4- Vitaminas do complexo B (necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso): grãos integrais, como arroz integral, levedo de cerveja, laticínios, lentilhas e outros grãos, fígado, verduras, frutos do mar, carne magra, ovos, nozes, sementes e frutas secas.
4- Vitaminas do complexo B (necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso): grãos integrais, como arroz integral, levedo de cerveja, laticínios, lentilhas e outros grãos, fígado, verduras, frutos do mar, carne magra, ovos, nozes, sementes e frutas secas.
5- Vitamina C (ajuda a conservar o sistema imunológico): frutas cítricas, como laranja, tangerina, limão, kiwi; frutas silvestres, como amoras e morangos; verduras e legumes, como brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, batata, batata-doce, pimentão, tomate e espinafre.
-Faça seis refeições ao dia em vez de três grandes refeições;
-Evitar a cafeína contida no chá preto, achocolatados, refrigerantes, pois aumentam os sintomas de ansiedade. Reduza a ingestão gradualmente, já que poderá experimentar reações fortes, como dores de cabeça, ansiedade e irritabilidade;
- Consumir bebidas que não possuem cafeína e que são úteis no momento de tensão e ansiedade: chá de hortelã, chá de camomila, chá de tomilho, de gengibre e sucos de frutas frescas ou legumes.
- As frutas são uma alternativa ideal para substituir alimentos com sacarina (açúcar branco), pois o excesso de açúcar pode desencadear o estresse. Se ansiar por alguma coisa doce, misture nozes com frutas secas na hora do lanche e sirva-se com um punhado, ou ainda com tiras de cenoura ou gelatina diet.
- Faça exercícios aeróbicos regularmente. Eles produzem substâncias naturais que geram bem-estar (endorfinas) e melhoram sua utilização de oxigênio;
- Evite comer com pressa: sente-se e mastigue lentamente e não engula às pressas. Isso faz com que mantenha a calma e auxiliará a digerir o alimento corretamente.
- Opte por alimentos proteicos com baixo teor de gordura: peixes, carnes magras (coxão mole, coxão duro, patinho, músculo, alcatra) e aves.
Poderá recorrer também a proteínas de tofu e combinações de grãos e lentilhas, feijão, ervilhas e outras leguminosas.
Receitas que curam
Veja uma sugestão bem fácil no combate ao estresse:
Risoto integral
Tempo de cozimento: 1 h.
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média, cortada
1 pimentão vermelho médio, cortado e sem sementes
1 xícara de arroz integral
1 dente de alho, picado
½ colher (chá) de cúrcuma (curry)
3 ½ xícaras de caldo de galinha com baixo teor de sódio
1/3 de xícara de queijo parmesão, ralado.
- Preaqueça ao forno a 200°C. Aqueça o azeite numa panela e refogue a cebola e o pimentão por 3 minutos. Acrescente o arroz, o alho e a cúrcuma e cozinhe por mais dois minutos, até que o arroz fique brilhante. Adicione o caldo de galinha e deixe levantar fervura.
- Leve o forno por uns 55 minutos até que o caldo de galinha tenha sido absorvido e o arroz esteja macio. Polvilhe com parmesão, cubra e deixe assentar por 5 minutos.
DICA: Pode ser servido com peixe (filé de pescada, tilápia ou salmão).
Oi Fabrícia, muito boa suas dicas e os alimentos que podem nos ajudar a combater o estresse. Interessante sobre a gema do ovo, muitos não dão importância.
ResponderExcluirA alimentação saudável e a prática de exercícios diário me acompanham todos os dias. A receita do Risoto parece ser muito saborosa... vou fazer!
Aguardo novas receitas e outras dicas de alimentação saudável.
Bjs
Oi, amiga! Espero que seja de ajuda! Muito obrigada!
ResponderExcluirEnviarei outras dicas!!! Bjs!